Titulo Resultado do edital de projetos sociais no Minas-Rio
Propostas aprovadas para aprovar Iniciativas dos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Serro
14/11/2024 – A Anglo American finalizou a seleção das iniciativas inscritas no edital de projetos sociais de 2024, voltado aos municípios que acolhem o Sistema Minas-Rio. Ao todo, 14 propostas foram aprovadas, com foco em saúde e bem-estar, educação e treinamento, meio ambiente, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte. O investimento total da Anglo American será de cerca de R$ 540 mil.
Abertos à participação popular, os projetos serão executados ao longo 2025, em benefício de milhares de pessoas, direta e indiretamente.
“Em alinhamento aos nossos Valores e ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, o edital constitui uma importante ferramenta para apoiar as comunidades anfitriãs na elaboração e na execução de projetos próprios, visando sustentabilidade, inclusão, desenvolvimento dos territórios, e, de maneira geral, geração de benefício, emprego e renda para a população local”, ressalta Nathália Coelho, coordenadora de Performance Social.
Confira os projetos aprovados:
Alvorada de Minas (MG):
· Projeto Frutificar: Promover e fomentar a segurança alimentar e nutricional de famílias residentes no distrito de Itapanhoacanga, município de Alvorada de Minas, por meio da formação de pomar doméstico e capacitação das famílias na produção de alimentos com base agroecológica em seus quintais. Além disso, o projeto visa trabalhar o vínculo comunitário e o resgate de saberes tradicionais, como em plantas medicinais.
Conceição do Mato Dentro (MG):
· Projeto Semeando Saber e Proteção: Capacitar profissionais da Rede de Proteção à Criança de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Congonhas do Norte para identificar, prevenir e agir em casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, criando uma rede de proteção integrada. O projeto também visa envolver as famílias em atividades que promovam a conscientização e a proteção das crianças e adolescentes.
· Meninas de Córregos Bordando a Arte que Está em Nós: Dar continuidade ao projeto Meninas de Córregos, promovendo inclusão produtiva, autonomia e empoderamento das mulheres, além de fortalecer a valorização da cultura e a qualidade de vida.
· Projeto Moviment@: Promover o esporte, a recreação e o lazer como estratégia essencial para fortalecer a saúde física e mental, contribuindo para melhorar as relações sociais e a qualidade de vida nas comunidades do Distrito de São Sebastião do Bom Sucesso, abrangendo as localidades de Beco, Turco e Cabeceira do Turco.
· Produzir plantas nativas, ornamentais e medicinais/condimentares: Disponibilizar plantas nativas para instituições interessadas, plantas ornamentais para embelezar os distritos e sede da cidade, além de plantas medicinais e condimentares para projetos de quintais produtivos, que estão em construção na região.
· Fortalecendo o Turismo de Base Comunitária da Rota das 10 Cachoeiras: Fortalecer o turismo de base comunitária na Rota das 10 Cachoeiras, por meio da implementação de um modelo de governança participativo e inclusivo, integrando atores locais para criar um ambiente de confiança e ação coletiva. As ferramentas e o apoio técnico especializado para apoiar a facilitação de acordos coletivos vão trazer credibilidade ao processo, contribuindo para que sustentem a cooperação e resolução de conflitos a longo prazo.
Congonhas do Norte (MG):
· Ecotecnologias Sociais: Aquecedor Solar de Baixo Custo: Promover o desenvolvimento sustentável da comunidade de Extrema, avançando na criação de um ecovilarejo rural modelo, referência em boas práticas ambientais.
Dom Joaquim (MG):
· Projeto de Padaria Comunitária: Capacitar jovens e adultos da comunidade de São José da Ilha, transformando-os em padeiros e confeiteiros profissionais. A iniciativa oferecerá formação abrangente, com foco em cidadania, direitos humanos e administração financeira. O objetivo é criar uma unidade de produção que, além de gerar renda, funcione como um centro de treinamento, fortalecendo as vocações produtivas locais e restaurando o tecido social e econômico da região.
Serro (MG):
· Projeto Mãos na Terra: Pedagogia do Fazer e Sustentabilidade na Horta Escola: Ampliar o acesso de crianças e adolescentes do município a práticas educativas sustentáveis, desenvolvendo habilidades em agricultura, conservação ambiental e gestão de resíduos, com o objetivo de fortalecer a consciência ecológica, valorizar as tradições locais e a formar uma nova geração.
Qual é a sua reação?






